sábado, 6 de fevereiro de 2010

[DOC.10] O ouro negro


Hoje em dia, o mundo depende do petróleo como fonte. O que muitos não se apercebem, é que o petróleo não garante somente o fornecimento de energia.

O petróleo é comprado por barril na sua forma não-refinada, designada por crude. Por cada barril, o crude irá ser distribuído para a refinação, onde apenas 20% deste por barril, é usado para a a criação de combustíveis. Onde são utilizados os restantes 80%? O que muitos não se apercebem, é que desde pastilhas elásticas a dentífricos, tudo usa uma percentagem de petróleo. Cada peça de borracha, plástico, do carro, de casa, advém da exploração de petróleo.

Muitos falam em energias alternativas para combater a dependência neste recurso fóssil, o qual acaba por ser uma verdadeira piada. Por exemplo, apresentaram o uso os carros híbridos; porém, esquecem-se que os pneus são de borracha, que usa petróleo, o tablier é de plástico, que usa petróleo, o transporte das peças é feita por veículos movidos a petróleo, com peças de petróleo. A própria fábrica, as suas maquinas, necessitam de petróleo. Poderá ser possível reduzir-se sensivelmente 2% do uso de petróleo com o uso de carros híbridos, o que na pratica acaba por ser insignificante.

Em 2007, o mundo consumia 68,991,848 barris de petróleo por dia, são sensivelmente sessenta e nove milhões de barris consumidos diariamente desde crianças e as suas pastilhas elásticas, até aos adultos nos automóveis.

Diariamente, as jazidas esgotam-se, e as que são descobertas não nos fornecerão assim tanto petróleo capaz de fazer uma diferença. Se existe realmente uma solução? Não sei, só sei que não quero estar cá para ver o colapso da civilização moderna.

Sem comentários:

Enviar um comentário